terça-feira, 1 de março de 2011

CUIDAR DA PELE... É PRECISO.

APRENDA A CUIDAR DA PELE SECA OU OLEOSA
O que determina a oleosidade da pele são genes e hormônios. Esta é uma proteção natural contra a perda de água pela epiderme. Segundo a dermatologista Flávia Addor, a pele oleosa é uma característica do indivíduo. A especialista esclarece que mesmo com uma regulação basicamente genética, que é ativada pelos hormônios sexuais, a produção de secreção sebácea pode se desequilibrar devido a alguns fatores externos: higienização, determinados medicamentos, ou ainda, influências ambientais. Além disso, o uso de cosméticos de base cremosa pode intensificar a oleosidade da pele. Porém, eles não interferem na secreção sebácea propriamente dita.
Peles oleosas têm, de fato, uma proteção natural, ao passo que as secas precisam de hidratação permanente. Porém, enquanto a pele seca está mais sujeita ao surgimento de rugas, a oleosa é mais propensa à flacidez, que também é um sinal de envelhecimento. Nenhum dos dois excessos é benéfico para aparência e viço da pele. Ambos exigem cuidados redobrados no dia a dia, tanto na hora de higienizar como hidratar. É preciso escolher produtos adequados para cada perfil.
Os alimentos provavelmente envolvidos nessa piora da oleosidade são aqueles que aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue: os de alto índice glicêmico. São exemplos doces, frituras ou comidas à base de farinha de trigo. O chocolate, que nunca foi comprovadamente associado à acne, também tem alto índice glicêmico, e por esse motivo poderia piorar a oleosidade da pele. Bebidas alcoólicas e alimentos condimentados não costumam piorar o quadro.
Quando a oleosidade é intensa e vem acompanhada de acne, o uso de retinóides tópicos - como o ácido retinóico - podem levar a uma melhora mais duradoura. É importante consultar um especialista para que ele lhe indique a melhor solução para amenizar o problema.
Peles extremamente secas também precisam de atenção constante. Entretanto, este tipo de perfil não é muito comum entre os trópicos. O que é mais recorrente em países tropicais - de exposição diária ao sol, vento e ar condicionado - são lábios ressecados. É preciso reparar se algum batom, maquiagemou mesmo o creme de tratamento facial pioram a sensibilidade. Se for o caso, é preciso interromper o uso para tirar a prova. Repare também se você costuma passar muito a língua a fim de umedecer os lábios: a saliva é agressiva e provoca o ressecamento.
Para prevenir-se das rachaduras, que são doloridas e dificultam a adesão do batom, aplique durante o dia um bom hidratante labial, que inclua filtro solar na formulação. À noite, use um hidratante mais espesso como, por exemplo, os que contêm vaselina na formulação. Se nada disso funcionar, consulte um dermatologista.
Não se esqueça dos lábios: Tenha sempre em mãos um bastão à base de manteiga de cacau, vaselina. bálsamo ou cold cream.
Hidrate-se constantemente por dentro e por fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário